Tuesday, August 23, 2011

IGUALANDAR DE BICICLETA

Até minha infância, me recordo bem de meu pai aparecendo na TV. Na época não se tinha internet, então não era possível acompanhar a repercussão em todo o mundo de seu nome, embora a Lúcia fosse uma assessora de imprensa com muita competência. Lúcia por sinal é minha mãe e está escrevendo um livro sobre a história de vida de meu pai. É um relato para a memória do País. Nunca poderemos esquecer a braveza com que ele disputava a Volta da França, mesmo com equipamento inferior. Seus dois títulos foram os únicos troféus desta nação naquele torneio, que é talvez o mais importante do esporte. Hoje em dia meu pai está adoecido. Há anos não pedala. Já eu vim estudar medicina há mais de 500 kilômetros. Me formei ao fim do ano passado, mas há 12 anos eu já moro sozinho e bem longe de casa. Por todo este tempo eu acompanhei meu pai somente adoecer. Suas vitórias eu vi muitas, mas não por muito tempo. E eu encarei aquela corrida para vencer. Eu não tinha outra opção para vencer na vida, como meu pai um dia havia vencido. Nos víamos até que com certa frequência semestral, mas a cada vez eu via que as coisas só pioravam para ele. Eu sentia que eu precisava voltar para casa. Mas como? E os estudos? E em pouco tempo eu consegui passar em uma residência em uma cidade vizinha a de meus familiares e velhos amigos. Havia um jeito de eu transformar aquela novidade e uma nova etapa da vida. Confesso que nunca fui atleta e nunca tive o tipo físico para tal, mas comprei uma bicicleta nova, equipei-a com algumas parafernálias próprias para viagem e saí pedalando em direção a minha infância. Foram longos 62 dias de estrada, muitas fotos e histórias para contar. Quando cheguei em casa, aquilo reacendeu em meu pai seu espírito competitivo e viver passou a ser o seu grande desafio. Contei-lhes então na mesa do jantar as minhas novidades e que estava voltando para ficar. Hoje pedalo com meu pai todos os dias e estamos com as vidas em plena forma e vigor. Felizes!

1 comment:

Guilherme said...

veridico, fatidico, mantiridico, contidico, literaturidico, jornalidico ou tudo junto?
verdade ou consequencia?